MISSÃO DA ESCOLA / OBJETIVOS E METAS

Missão da Escola 

A Missão da Escola deve fundamentar-se em uma gestão democrática, em que todos estejam comprometidos com uma Educação que garanta aos educandos um desenvolvimento integral, assegurando-lhes formação comum, indispensável ao exercício da cidadania, bem como fornecer meios para qualificação destes no mercado de trabalho, dando-lhes condições para que sejam capazes de desenvolver uma visão crítica e posicionarem-se, atenuando os problemas sociais, econômicos e culturais, os quais permeiam o mundo atual. 

 Função Social 

A Comunidade escolar deverá se mobilizar para reconhecer, respeitar e conviver com as diferenças individuais, de turmas, de idades, de papéis, de funções, de ideias, dentre outros. Tudo isso requer novas posturas de todos os que participam do processo educativo, que se realiza dentro, ou fora da sala de aula. Internamente, aulas participativas que valorizam a iniciativa, os avanços individuais e o crescimento coletivo. A escola deve propiciar oportunidades de interação, as quais visem novas formas de convivência. Externamente, nos intervalos, nas horas de lazer e em todas as situações de convívio, a permanente postura de respeito mútuo deve ser uma preocupação constante de todos. A escola contribuirá para formação do homem como ser crítico, inserido em sua realidade, com a capacidade de modificá-la, favorecendo a produção/utilização das múltiplas linguagens das expressões e dos conhecimentos histórico-sociais, científicos e tecnológicos. Acreditamos que nossa escola não seja apenas uma mera fonte de informações, mas sim aquela que se preocupa com a formação do ser e sua atuação em sociedade, como ele se relaciona e aceita as diferenças, independentes de quais sejam, culturais, étnicas, raciais, religiosas, físicas e intelectuais. Segundo Aranha, 2004: “Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades”. Sabemos que a inclusão escolar impõe uma escola em que todos os alunos estão inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar, segundo suas capacidades, e sem que nenhuma delas possa ser motivo para uma diferenciação que os excluirá das suas turmas. Segundo Mantoan apud Gil, 1997: “A inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente aos alunos, os quais apresentam dificuldades escolares, mas apoia a todos: professores, alunos, pessoal administrativo, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral”. 

Objetivos/metas 
Temos a preocupação de contemplar o ensino-aprendizagem de todos os educandos, de possibilitar a participação e de respeitar o progresso de cada um, adotando, novas práticas pedagógicas, quando necessário, promover a inclusão social com ensino de qualidade; combater a evasão e a repetência; e aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola. 

Proposta de ação  

Compreendemos que, o sucesso de toda escola só acontece quando há a participação e a integração de todos os envolvidos no processo educacional: docentes, direção, orientação, pais, alunos, políticos empenhados, e toda a comunidade em geral. 
Para nortear esses trabalhos faz-se necessário ter objetivos bem claros, políticas públicas definidas e acessíveis, projeto político pedagógico que condiz com a realidade, fundamentação teórica relacionada com a prática (materialismo dialético), pois “Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de rejeição” (www.portoalegre.rs.gov.br./smed) 
Diante dos resultados observados nas avaliações diagnósticas, decidiu-se desenvolver ações as quais contemplem não apenas a interação escola comunidade, mas principalmente trabalhem as habilidades nas quais alguns discentes apresentam desempenhos insatisfatórios, enquanto outros precisam aprimorá-las, tais como as relacionadas à leitura verbal e não verbal, à interpretação e à produção textual de múltiplos gêneros, resolução de situação problemas, conceitos e atividades corporais, localização e contextualização histórico-geográfica, origem e valorização da vida, contexto artístico, linguagem estrangeira moderna e seus aspectos socioculturais. Em nossa escola, a informação caminha lado a lado com a formação do ser, tanto no aspecto intelectual quanto no psicomotor, dando ênfase à criatividade, senso crítico, afetividade e à vivência. Cremos que todos esses elementos contribuirão para a formação de um mundo melhor.

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