Projeto: “Eu jogo xadrez”



Eu jogo xadrez



Introdução

O projeto “Eu Jogo Xadrez” não tem prazo de Vigência, pois, inicia-se com aulas de conceitos básicos do xadrez e caminha para o habito de jogar ao menos semanalmente e visa a participação dos alunos em torneio(s) num futuro próximo. Assim sendo, façamos jus á frase de KERES: “Ninguém nasce um mestre: o caminho da maestria é atingido após longos anos de aprendizado, lutas, alegrias e decepções”.(Paul Keres)   
Esperamos iniciar as inscrições dos alunos em março/2014 e as aulas na segunda quinzena de abril, isto, na própria unidade escolar. Iniciaremos com duas turmas, uma no período da manhã e uma no período da tarde, sendo que uma turma será de alunos iniciantes e uma formadas pelos alunos que já fazem parte do projeto, o qual foi idealizado pelo professor Clayton Diogenes Ribeiro e vem sendo desenvolvido há alguns anos.
O público alvo do projeto são os alunos da própria U.E. matriculados do 3° a 9° de escolaridade.
            Este projeto será executado pelos alunos monitores: João Paulo e Guilherme e colaboradores voluntários que queriam se agregar à ideia, sob a supervisão da coordenação e direção escolar. Portanto, como o próprio nome diz, é um projeto e entendemos como um processo e não algo pronto e acabado. O objetivo deste parágrafo é deixar cristalino que, serão inevitáveis, alterações, devido a ser um processo.

Justificativa

Partimos da consciência que a escola está inserida numa determinada sociedade e que as crianças têm comportamentos pertinentes contexto social que elas vivem, percebemos em graus maiores a falta de limites, igualmente Escalonado em grau maior a menor dependendo da criança/adolescente, aparece o respeito (ou falta de) com o próximo, seja com professor, inspetor de alunos, com os seus pares ou demais funcionários. Assim sendo, surge à necessidade de um fazer/trabalho que seja prazeroso ao aluno e agregue alguns valores em seu comportamento; e por entender que o jogo de xadrez pode ser mais um instrumento em prol de preencher essa lacuna é que surge e fortalece-se a idéia de implantar aulas de xadrez nesta Unidade Escolar.
            Aproveitarmos a oportunidade para fazer valer as seguintes palavras de Kasparov:
“o xadrez ajuda no desenvolvimento das crianças aumenta o grau de disciplina, imaginação, lógica  e o senso de responsabilidade.”(Kasparov)
Não é raro encontrarmos crianças com dificuldade na resolução de situação-problema, seja por não entender o anunciado da questão, por falta de concentração, ou dentre outros motivos, o de avaliar a situação e tomar decisão. Este é mais um motivo para implantarmos o xadrez nesta Unidade Escolar, visto que o xadrez estimulado e exercita a concentração, o entendimento da situação e a tomada de decisão, isto, sem esquecer que tem determinadas regras a seguir e dentre elas o respeito à vez e o pensamento do próximo.
        Como já dito em outros tempos, lembramos que “o xadrez é a ginástica da inteligência.”(Goethe).

Objetivos
-  Desenvolver a criatividade e imaginação. Estimular o respeito ao próximo independente da ideia e opinião do outro.
-  Aumentar e promover amizades entre os alunos.
-  Propiciar momentos de descontração.
-  Ajudar no desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
-  Desenvolver de forma prazeroso a capacidade de pensar.
-  Estimular o comportamento respeitoso.
-  Estimular a tomada de decisões com emancipação.
- Estimular e exercitar o pensamento lógico, autoconsciência e fluidez de raciocínio.

Autorização dos responsáveis: o aluno só poderá frequentar as aulas mediantes inscrição prévia e assinatura do responsável no impresso de autorização fornecido pela escola.

OBS.:  Caso a quantidade de interessados seja maior que a de vagas inicial, o aluno de tiver duas faltas consecutivas será substituído por outro aluno e poderá entrar na fila de





espera para aguarda próxima vaga. A substituição não será feito caso as faltas sejam justificativa for aceita pela direção U.E

Produto Final

Acreditamos que o produto final não seja a apresentação de trabalhos, cartazes, peça teatral, ou algo do gênero; acreditamos que seja a continuidade das aulas e a busca pelo alcance continuo dos objetivos presentes neste projeto.

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